Centro de Bem Estar Infantil
CENTRO, PRÉ-ESCOLAR E CATL
CRECHE
A resposta social creche, segundo a portaria nº 262/2011 define-se como sendo “um equipamento de natureza socioeducativa, vocacionado para o apoio à família e à criança, destinado a acolher crianças até aos 3 anos de idade, durante o período correspondente ao impedimento dos pais ou de quem exerça as responsabilidades parentais.”
A entrada de uma criança assume-se, na grande maioria das vezes, como uma das primeiras experiências fora do círculo familiar. A investigação na área diz-nos que as experiências vividas nos primeiros anos de vida estão intimamente relacionadas com a qualidade dos cuidados prestados e que todas as experiências vividas têm um impacto no desenvolvimento futuro da criança.
Assim, importa que este novo contexto de desenvolvimento se caracterize por um ambiente acolhedor, seguro e protetor, onde a criança, na ausência da sua família, possa ser acolhida, amada, cuidada e respeitada na sua individualidade e onde seja reconhecida a natureza global da aprendizagem e desenvolvimento infantil.
O trabalho pedagógico em contexto de creche é exercido por Educadores de Infância e assenta em fundamentos e princípios pedagógicos comuns a toda a infância (0-6 anos) sendo as finalidades educativas da creche: o desenvolvimento de um sentido de segurança e autoestima, desenvolvimento da curiosidade e ímpeto exploratório e desenvolvimento de uma competência social e comunicacional.
EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
No pré-escolar recebemos crianças dos 3 aos 6 anos de idade que, através de um conjunto de atividades diferenciadas experienciam o mundo que as rodeia, abrindo-lhes as portas para os caminhos da aprendizagem futura!
CATL
O Centro de Atividades de Tempos Livres é uma resposta social de natureza socioeducativa vocacionada para o apoio à criança e à família, destinada a acolher crianças do 1ºciclo do Ensino Básico, nos períodos disponíveis das responsabilidades escolares, entre as 7h30 e as 19h00, durante os dias úteis. Tem como principais metas assegurar a ocupação dos tempos livres de forma lúdica e pedagógica, proporcionando um leque de atividades integradas num projeto de animação sociocultural em que as crianças têm a oportunidade de escolher e participar livremente em função dos seus interesses e aptidões.
Presta, ainda, o serviço de refeição de almoço (durante o período de interrupção letiva) e os serviços complementares de lanche e de transporte.
“Sobre ele, resguardando-o do fresco da tarde, estava uma grande pétala perfumada, com todas as cores do arco-íris.” (A maior flor do mundo de José Saramago)
Complexo Social de Apoio à Pessoa Idosa
Estrutura Residencial Para
Pessoas Idosas (ERPI)
Com o intuito de se criar um alojamento coletivo de utilização temporária ou permanente para pessoas idosas ou outras em situação de maior risco de perda de independência e/ou autonomia, nasceu o Lar de Idosos, proporcionando aos seus utentes, alojamento, alimentação, higiene pessoal e cuidados de imagem, tratamentos de roupa, serviços médicos e de enfermagem, tratamentos de fisioterapia, higienização dos quartos e espaços circundantes, assim como proporciona atividades de ginástica, música, de caráter religiosa entre outras.
Tem uma capacidade para 54 idosos.
Serviço de Apoio Domiciliário
Tem como propósito, a prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio a famílias e pessoas em situação de dependência física ou outro impedimento e que não possam assegurar temporariamente ou permanentemente a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as atividades da vida diária, nem disponham de apoio familiar para o efeito. Tem uma capacidade de apoio para 42 utentes.Casa da Criança
Crescer em acolhimento residencial
A entrada numa instituição residencial é, indubitavelmente, uma ocasião delicada, que se sucede a uma circunstância de igual modo traumática e inesperada: a retirada da família natural ou pessoas de referência da criança. Em especial, para todas as crianças com idades pequenas, que, portanto, têm dificuldade em entender e expressar o que aconteceu. Os dias que antecedem qualquer retirada são marcantes para a criança que já vivencia a família em profunda crise, colocando-a na iminência ou na efetiva condição de perigo, sendo inevitável a atuação e intervenção externa que determina a aplicação de medida de promoção e proteção - colocação da criança ou jovem em Casa de Acolhimento Residencial.
Acolher uma nova criança ou jovem, implica disponibilidade e o cuidar para que esse momento seja o menos penoso possível, ajudando a criança e o jovem a enquadrar e contextualizar tudo o que lhe sucedeu. Neste sentido, a criança ou jovem necessitam de ser aconchegados, em proximidade e apoio, enquanto são apresentados aos demais e se lhe explicam as rotinas e a dinâmica da nova casa. E, acima de tudo, de acordo com o seu grau de maturação e entendimento, se explique à criança ou jovem, que não teve nenhuma responsabilidade ou culpa no facto de ter que vir para uma nova casa. Situação que é comum encontrar-se na ideia de muitas crianças no momento do acolhimento, em especial, crianças ou jovens com idades entre os 6 e os 12 anos.
De igual modo, a retirada deixa na criança ou jovem a preocupação e dor profundas da ausência dos seus familiares. Se a reunificação familiar faz sentido no projeto de vida de uma criança ou jovem, deve a Casa de Acolhimento juntamente com a entidade decisora do processo, contribuir para que a criança ou jovem possa retomar os contatos com os seus familiares com a maior brevidade possível, estando em causa a sua estabilidade e harmonização no novo contexto em que foi inserida.